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9 pontos que o seu Plano de Negócios deve incluir para procurar financiamento

17.02.2022
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Um Plano de Negócios é fundamental para organizar a sua ideia e captar financiamento.

De facto, um Plano de Negócios bem feito pode ser a chave para o sucesso do seu empreendimento.

Se planeia abrir uma empresa ou desenvolver um projeto, o primeiro passo é criar este documento que obriga a refletir sobre o que se pretende fazer.

E, por que motivo este documento é tão importante?

Em primeiro lugar, porque se perde menos tempo e dinheiro a cometer erros na fase de planeamento do que tentar emendar com o trabalho em curso.

Além disso, o Plano de Negócios é essencial se pretender candidatar-se a apoios públicos ou a financiamento por parte de instituições financeiras.

Um Plano de Negócios é composto por várias partes. De acordo com o IAPMEI são as seguintes:

1. Sumário executivo;

2. O histórico da Companhia e/ou dos promotores;

3. O mercado subjacente;

4. A nova ideia e o seu posicionamento no mercado;

5. O Projeto/ Produto/ Ideia;

6. Estratégia Comercial;

7. Gestão e controlo do negócio;

8. Investimento necessário;

9. Projeções Financeiras / Modelo Financeiro.

O IAPMEI tem à disposição um guia de apoio ao desenvolvimento de um Plano de Negócios, que pode descarregar gratuitamente. O essencial está nos próximos parágrafos.

O que é um Plano de Negócios?

O Plano de Negócios é um documento no qual vai descrever os objetivos da sua ideia e as metas a alcançar. Será o seu documento orientador, no qual identifica objetivos e esboça os passos a dar para os atingir.

Além disso, é a forma ideal de demonstrar a viabilidade das suas ideias junto de clientes e fontes de financiamento.

O Plano de Negócios permite ainda reduzir os riscos da sua atividade, pois, à partida, irá identificá-los antes de começar a trabalhar. Se não fez o plano antes de começar, está sempre a tempo de o fazer.

Por melhor que seja o seu produto ou serviço, o mais certo é que exista concorrência e outros obstáculos no mercado.

1. Sumário Executivo

Os pontos mais importantes da empresa ou do projeto e os objetivos são descritos no sumário executivo.

Este capítulo deve ter até 500 palavras e sumariar tudo o que pretende fazer. A informação será detalhada nos capítulos seguintes do seu Plano de Negócios.

Apesar de ser o primeiro ponto do Plano de Negócios, deve ser o último a trabalhar, pois é o resumo de tudo o que pretende fazer. Não é uma introdução.

Quando apresentar a sua ideia a clientes e investidores, é esta descrição que os deve convencer do potencial do seu projeto.

Se o sumário executivo não for claro pode desencorajar a leitura do restante plano.

Tem de constar deste capítulo o nome do negócio e a área de atividade, a missão, o âmbito e o mercado potencial. Além disso, deve apontar os elementos diferenciadores da sua ideia. Tem ainda de referir quais os recursos necessários, prazo para começar a ter lucro, pontos fortes fracos do projeto, além de dados sobre a sua experiência relevante para o projeto.

2. O histórico da ideia e/ou dos promotores

A partir daqui irá detalhar o que já foi explanado no sumário-executivo. É aqui que vai contar o histórico da empresa ou da sua experiência empresarial.

Vai contar como surgiu o projeto, porque decidiu criar uma empresa ou integrar o novo projeto, como é que a sua experiência pode contribuir para o sucesso do projeto. Este é ainda o local para descrever os pontos fortes e fracos do projeto. É neste capítulo que vai partilhar a missão do seu negócio. No fundo, é a resposta à questão «porque é que a empresa existe?». É o ponto de partida para a definição dos objetivos fundamentais do projeto.

3. O Mercado Subjacente

A sua ideia não vai estar sozinha no mercado. É importante definir o mercado em termos de dimensão e estádio de desenvolvimento, perfil dos clientes e identificação de concorrentes em operação.

Esta análise, servirá para fundamentar a viabilidade base do produto/serviço ao mesmo tempo que revela o conhecimento que tem sobre esse mesmo mercado.

É um dos aspectos a que os potenciais investidores prestam mais atenção.

4. A Nova Ideia e o seu Posicionamento no Mercado

Este capítulo é também fulcral quando apresenta uma candidatura a financiamento. É aqui que vai conquistar a confiança dos potenciais investidores.

É onde demonstra que o negócio é financeiramente sustentável e que tem as qualificações de gestão e empresariais. São três os aspectos a focar:

1. O produto/serviço e o seu mercado;

2. Os recursos físicos e de produção necessários;

3. A capacidade de gestão do negócio dos promotores.

Caso a empresa já exista, deverá apresentar históricos financeiros. Se é um novo empreendimento deve focar-se nas suas capacidades, recorrendo a referências sempre que necessário.

5. O Projeto / Produto / Ideia

Quanto mais se avança no projeto de negócio mais fina é a informação disponibilizada. Neste capítulo deverá incluir o resumo do projeto e o sumário das atividades a serem desenvolvidas.

O destaque deve ser dado ao estádio de desenvolvimento do projeto, em particular aos objetivos já alcançados.

A descrição detalhada do bem ou serviço, incluindo registos de patentes ou licenças é altamente recomendável, além da descrição do processo produtivo.

Seja realista, além dos aspectos positivos, deve também refletir sobre as potenciais dificuldades. Tudo deve ser considerado quando fizer as projeções financeiras.

E nem tudo pode ser programado, por isso, o IAPMEI recomenda que se reserve cerca de 20% do tempo e esforço necessários para se dedicar a problemas e desvios não previstos. Chama-se «margem de risco de implementação».

A sua motivação deve estar patente neste capítulo, mas também os pontos críticos do negócio: os aspectos que podem condicionar o desenvolvimento do projeto. São tipicamente relacionados com parceiros externos. Irá o fornecedor cumprir prazos? Que medidas tomar caso não o faça? Terá um fornecedor alternativo? É no fundo a análise de risco para criar formas de mitigar o mesmo e eventualmente criar planos de contingência para minimizar o impacto dos riscos do projeto.

Neste capítulo deverá ainda descrever o seu produto ou serviço. Mas lembre-se: terá de ser claro ao explicar a Proposta Única de Valor da sua ideia. Em traços gerais vai ter de explicar o que é que está a vender e «porque é que todos o vão comprar».

6. Estratégia Comercial

Definida a Proposta Única de Valor, é neste capítulo que irá explicar como vai a sua ideia chegar ao mercado.

Precisará definir o preço. Para o efeito deverá agregar todos os custos associados à produção, marketing e distribuição do produto numa base unitária. Assim cria o valor mínimo do produto.

Segue-se o processo de vendas e de marketing que deve decorrer logo após o desenho das componentes operacionais e o preço definido.

Através do marketing irá identificar e quantificar as necessidades do cliente e definir uma estratégia para satisfazê-las. Se possível deverá envolver profissionais da área para o ajudar neste tema.

Só após a definição da estratégia de marketing, deverão ser definidos e implementados os circuitos e canais de vendas.

Finalmente, deverá criar um plano com as ações definidas neste capítulo a desenvolver e a mecânica de gestão e monitorização desse plano.

7. Gestão e Controlo do Negócio

Os investidores querem assegurar-se que o negócio está bem controlado, com relatórios regulares úteis para a gestão da empresa, mas também para auditores, inspeção fiscal e bancos.

É desta forma que se obtêm indicadores do desempenho do projeto ou da empresa, que permitem tomar decisões em tempo útil para corrigir eventuais problemas. A saber nas áreas de:

1. Vendas;

2. Produção;

3. Informação Financeira.

8. Investimento necessário

Com todo o negócio definido, importa finalmente detalhar qual o investimento necessário e de que tipo.

Poderá optar por participações no capital da empresa (por exemplo entidades de capital de risco) ou por financiamento através de emissões obrigacionistas, empréstimos a curto e longo prazo, papel comercial, etc.

Deverá especificar qual a necessidade de capital de base, qual o período de financiamento (faseado ou de uma única vez). Deverá apresentar também qual a sua componente de investimento, que transmite aos financiadores o nível de compromisso dos seus próprios recursos no projeto.

9. Projeções Financeiras / Modelo Financeiro

Para terminar, o seu Plano de Negócios deve incluir as projeções financeiras básicas: vendas, projeções de cash-flow e rentabilidade. Tal como na vertente de marketing é recomendável o recurso ao apoio de pessoas com formação nesta área.

O IAPMEI desenvolveu um modelo base que o ajudará a elaborar toda a componente financeira de um Plano de Negócios padrão.

Agora que já sabe como fazer um Plano de Negócios, tem dúvidas sobre que negócio quer criar? Por que não tornar-se franchisado da MaxFinance? Fica a sugestão.



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