AizCreditos

Como gerir o orçamento para as férias

19.07.2024
 Como gerir o orçamento para as férias

Se vai de férias saiba como gerir o seu budget, sem comprometer a sua saúde financeira.

As férias são uma das alturas do ano mais aguardadas para relaxar, explorar novos destinos e criar memórias inesquecíveis. No entanto, sem uma boa gestão do orçamento, podem rapidamente transformar-se numa fonte de “stress financeiro”. Com um planeamento cuidadoso e algumas estratégias simples, poderá desfrutar das suas férias sem preocupações financeiras. Apesar de ser um período de alguma flexibilidade financeira, é essencial planear os seus gastos e despesas em férias. Defina um orçamento e antecipe gastos com algumas das dicas da MaxFinance

DICAS

Defina o orçamento total

Estabeleça um orçamento global para as suas férias. Inclua todas as possíveis despesas: transporte, alojamento, alimentação, atividades, lembranças e assegure uma margem para imprevistos. Esta visão global permitirá gerir melhor cada categoria de despesas.

Reserve antecipadamente

Reservar voos, alojamentos e atividades com antecedência pode resultar em poupanças significativas. Muitas vezes, há descontos para quem planeia com tempo. Além disso, terá mais opções disponíveis, o que pode evitar despesas extras de última hora. Algumas vezes existem promoções de última hora, mas é arriscado esperar, principalmente quando o orçamento não é extenso. 

Compare preços

Utilize comparadores de preços para encontrar as melhores ofertas em voos, alojamento e aluguer de carros. Existem várias plataformas disponíveis que o podem ajudar e são efetivamente excelentes ferramentas para este fim.

Defina um limite diário

Depois de definir o orçamento total, divida-o pelo número de dias de férias para obter um limite diário de gastos. Esta prática ajuda a evitar excessos e a manter-se dentro do orçamento.

Procure restaurantes locais

Evite os restaurantes turísticos, que tendem a ser mais caros. Pergunte aos locais onde costumam comer – geralmente, encontrará opções mais económicas e autênticas. Comer por casa também é uma opção, mas por vezes, disfrutar de algumas refeições fora é um descanso, por isso nada como falar com os locais. 

Explore a natureza

Praias, parques e trilhos são opções fantásticas e muitas vezes gratuitas para aproveitar o tempo de lazer.

Prepare-se para o imprevisto

Mesmo com o melhor planeamento, imprevistos acontecem. Reserve uma parte do seu orçamento para emergências, como problemas de saúde, cancelamentos ou alterações nos planos de viagem ou mesmo para aquelas compras de última hora.

Reveja regularmente o seu orçamento

Esta prática permite ajustar hábitos de consumo se necessário e garantir que não ultrapassa os limites estabelecidos. Uma revisão diária pode, muitas das vezes, permitir que tudo o que planeou ou que gostaria de fazer possa mesmo acontecer.

partilhar